Salmo 23
O SENHOR É O meu pastor. Ele me dá tudo de que eu preciso!
Ele me leva aos pastos de grama bem verde e macia para descansar. Quando sinto sede, Ele me leva para os riachos de águas mansas. Ele me devolve a paz de espírito quando me sinto aflito. Ele me faz andar pelo caminho certo para mostrar a todos quão grande Ele é.
Eu posso andar pelo vale escuro, onde a morte está bem perto; mas continuo tranqüilo e não sinto medo. Tu, Senhor, me guias e proteges constantemente! Preparas uma refeição deliciosa para mim, na presença dos meus inimigos. Tu me recebes como um convidado de honra; e a minha vida fica cheia das tuas bênçãos!
Eu tenho absoluta certeza de que a tua bondade e o teu amor cuidadoso me acompanharão todos os dias da minha vida, sim; eu viverei na presença do Senhor para sempre!
Bíblia Viva.
Dias em que minha alma está quente, costumo correr para os braços do Bom Pastor buscando seu refúgio, sua água, seu abrigo. Acredito que não sou única a procurá-lo.
Sempre procuro seguir seus passos, ás vezes, tenho que confessar, o perde de vista. Não é culpa Dele, mas meus passos são vacilantes e meu olhar se distrai com a paisagem do caminho, acontece com você também?
Nestas horas sinto profundamente só e desamparada. Vulnerável, sofro, medo e angústia querem voltar a apoderar-se de minha mente, coração e alma e bombardeá-la de temores. Debilitada para continuar a prosseguir, pois não consigo ver seus passos, parece que estou perdida.
Nossas emoções costumam “pregar peças”, não é mesmo?!
São instantes ínfimos, mas suficientes para enxergarmos o quanto somos dependentes Dele, o nosso Pastor. Concluímos que seguí-lo é um alívio, um refrigério, tudo o que realmente interessa. De fato, se o temos tudo pode não ser perfeito, porém é suave. Nada pode comparar-se ao momento que o reconhecemos em nosso caminho novamente!
Davi sabia o que dizia, quando escreveu este Salmo.
Personalidade contundente. Davi é rei, bravo guerreiro, excelente músico, pai negligente, impetuoso, de relacionamentos conturbados, bem parecidos conosco.
Algo fez diferença em sua caminhada...seguir o Bom Pastor!
Isto fez dele o mais notável dos reis de seu tempo. Não aconteceu por acaso, foi conseqüência de uma vida de erros, acertos, perdas e conquistas, mas que em todos os momentos, humildemente buscou refúgio, abrigo, segurança em Deus, entregando a Ele todos seus tormentos, inseguranças, desatinos, derrotas, dores, vitórias, conquistas, triunfos, sentimentos, alegrias. Jamais, em momento algum, deixou de procurar seguir seus passos e buscá-lo com inteireza de coração.
Um dos maiores personagens da história de seu povo teve a sensibilidade de reconhecê-lo em todos os seus caminhos e dias, bons ou maus.
Muitos observam apenas o momento de queda, outros os momentos de glória, mas ele, Davi em todo tempo de sua existência, se preocupa em evidenciar a ação inconfundível de Deus em sua trajetória, reconhecendo a Deus em todos os seus caminhos. Quando Davi era apenas um garoto, que de tão comum aos olhos até de sua família, era pastor de ovelhas e parece que sua ausência não era notada em reuniões familiares. Foi nesta época, que se aproximou de Deus e começou a entregar seu coração, mente, alma, caminho, sonhos, anseios a Ele. Cuidando das ovelhas se identificou seu pequeno rebanho. Colocou em seu lugar para atender suas necessidades e atentar para o cuidado que precisavam. Convidou a Deus para compartilhar de seus momentos solitários, desenvolveu sua amizade, firmou seus passos nos Dele. Passou a relacionar-se com Deus, confidenciar, sussurrar, ouvir, perceber, sentir e reconhecê-lo em todos os seus caminhos; experimentar seu cuidado e viver em sua dependência, priorizar sua presença e querer a sua vontade.
Os momentos de solidão foram invadidos, preenchidos, transbordados pelo cuidado de Deus e de tal modo marcou sua vida, que um dia o garoto negligenciado, invisível até pelos familiares, de repente aparece cheio de ousadia e determinação dispondo-se a enfrentar um gigante temido em nome deste Deus que conhecia tanto de andar juntinho Dele todos os dias.
O menino de boa aparência logo ganha status de herói, mas não perde o foco!
Passa a ser rei, grande conquistador, mas não perde o foco!
Não negligencia seu relacionamento com Deus, antes sente cada dia mais a necessidade de viver Nele para vencer os grandes desafios a sua frente.
Mas como eu e você, um dia acordamos e vemos que perdeu de vista a doce companhia que o refugiava, o abrigava, mantendo sua segurança. O refrigério da alma se fora, perdera o contato, rompera a comunhão. Demora muito para ser novamente invadido por sua presença, por sua paz; confunde-se no caminho. Como eu e você não somos mesmo?
O grande desafio que temos, não é diferente do desafio que Davi teve que enfrentar. Todos os dias somos afrontados por nosso inimigo maior: nós mesmos! Nenhum inimigo é tão perigoso como nosso eu, nem tão assustadoramente gigante!
Davi não teve dúvidas quando reconheceu que se perdeu no caminho; rapidamente voltou contrito, quebrantado, juntou seus cacos e entregou todos os pedaços nas mãos do Bom Pastor, pois admitiu seus erros e não colocou sobre os ombros de ninguém, não lançou a responsabilidade sobre outrem, mas confessou, admitiu. Este grande rei, não teve constrangimento em reconhecer que era apenas uma ovelha e que necessitava urgentemente voltar para o abrigo, refúgio do Bom Pastor, mesmo que implicasse em submeter à correção, a humildade vai diante da honra...
Mas porque Davi do alto de sua soberania, não se escondeu, não arrumou um “bode expiatório” como tantos fizeram e fazem ainda hoje?
Porque quem um dia viveu debaixo do cuidado e dependência do Bom Pastor, conhece o seu amor e sabe que o bem mais importante, precioso e imprescindível é a sua presença. Pode faltar tudo, perder tudo, mas viver sem a presença do Bom Pastor é impossível!
Uma vez que provamos seu cuidado, seu amor, sua presença, e somos envolvidos por Ele, torna-se simplesmente inviável viver sem Ele!
Ser um homem segundo o coração de Deus é convergir tudo para Deus!
Tudo fica pequeno diante da perspectiva e realidade de vivermos Nele!
Ir além é não temer fracassos e vitórias, mas tocar no coração de Deus!
Nossas emoções costumam “pregar peças”, não é mesmo?!
ResponderExcluirSão instantes ínfimos, mas suficientes para enxergarmos o quanto somos dependentes Dele, o nosso Pastor. Concluímos que seguí-lo é um alívio, um refrigério, tudo o que realmente interessa. De fato, se o temos tudo pode não ser perfeito, porém é suave. Nada pode comparar-se ao momento que o reconhecemos em nosso caminho novamente!
Shalom!
ResponderExcluirMuito bom ...
Continue assim honrando a Deus sempre...
Um grande abraço...e muita Paz de Jesus no seu coração....