quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sobre tudo que se deve guardar...




Caminhando...vamos percebendo nas trilhas por onde o Mestre passa, que as marcas embora indeléveis, possuem todas, uma caracterísca especial.Jesus anda com firmeza e suavidade.
Seus passos registram que Ele sabia por onde trilhava, há espinhos, pedras, lugares íngremes, irregulares; mesmo assim segue firme e suavemente, não hesita, sem escorregões, sem ferimentos, calosidades, rachaduras...seus pés mantiveram-se perfeitos, suas pegadas provam isto.
Quando nos preparamos para uma caminhada, principalmente se sabemos que vai ser de longa duração , tomamos o cuidado de escolhermos o calçado mais confortável, exatamente para poupar nossos pés, pernas, joelhos..todo corpo, minimizando os efeitos do jornada e seus obstáculos.
Jesus não teve a oportunidade de usar tênis top de linha de marcas famosas, eram alparcas, sandálias rústicas e sem grande conforto. Também não escolheu seus caminhos, deixou o Pai traçar a rota e mapear seu percurso. Obediente não questionou, paciente não pediu regalias, manso não discutiu o trajeto.
Toda sorte de miseráveis, pecadores, ladrões, prostitutas, assassinos, doentes, parasitas, leprosos, desesperados, endemoniados, atormentados, ansiosos, depressivos; toda escória da sociedade o seguiam, se colocava em pontos estratégicos do seu percurso, para vê-lo, tocá-lo, falar-lhe...gritavam, incomodavam. Homens rudes, mulheres marginalizadas, crianças negligenciadas.
Um público realmente que causaria repulsa pelo aspecto físico, aparência, comportamento. Jesus, jamais os desprezou, assim como também atendeu nobres, privilegiados, abastados e influentes.
A todos tratou com a mesma postura e com a mesma atitude, pois seu compromisso é fazer a vontade do Pai e para aquilo a que foi enviado.
Como Ele conseguiu? Porque jamais desistiu, antes perseverou até o fim, sendo este uma morte cruel...a agonia do calvário e seus horrores???
São muitas as respostas para estas perguntas, mas está calou meu coração:

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.
Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.
Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.(Pv 4:23 a 27)

Jesus é a própria palavra. O caminho não o feriu, pois "guardou seu coração".
Em tudo que passou e por onde caminhou, manteve seu coração guardado no Pai, jamais permitiu que fosse contaminado pela amargura das palavras, pelo ódio verbalizado, pelo desejo expresso, pela falsidade pronunciada, pelo cicio da mentira e pelo brado dos elogios.
Mas reteve em seu coração todas as instruções do Pai, seguiu todas as orientações, cumpriu todas as ordens e sempre, em todo o tempo e o tempo todo com  todo amor.
O amor encarnado cobriu multidões de pecados...curou, restaurou, transcendeu em Paz e ressuscitou a esperança.
Andar seguindo seus passos nem sempre é fácil, mas é surpreendente. Vamos adquirindo o seu ritmo e disposição. É um grande desafio, mas com a certeza que o encontraremos esperando por nós no final do caminho!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Sandra... O caminho fácil, é ilusório e não chegamos a lugar algum. O caminho que o Senhor nos coloca a trilhar pode ser mais difícil sim, mas nos leva ao que buscamos e almejamos... "Nosso Senhor Jesus Cristo".
    E nunca devemos esquecer de que Deus não nos dá carga mais pesada para trilhar esse caminho, do que possamos suportar.
    Parabéns Sandrinha... Muito edificante
    Beijo grande e fique na paz!

    ResponderExcluir